quinta-feira, 3 de junho de 2010









O que me motivou na criação deste Blog foi um convite da Professora-Mediadora Maria Augusta Nogueira Franco durante  as atividades do módulo do Curso de Psicopedagogia da Fundação Aprender. Tal módulo foi sobre os Novos Paradigmas na Aprendizagem.
Para mim o que marca os novos paradigmas na aprendizagem é a certeza que a sociedade vive um tempo de transformações marcantes e o "homem" do futuro está em construção. O desafio é sensibilizar cada um de nós com princípios que não são descartáveis, tais como, ética, solidariedade, cidadania, responsabilidade social e ambiental e principalmente respeito pelas diversidades. Pode parecer tarefa difícil, mas este é o caminho! Gostei muito de uma citação em um texto do material estudado que foi a seguinte, é de 
Mário Quintana:
 " Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é mtivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!" 

No  novo mundo que queremos e vamos ter, a sensibilidade não pode faltar. Nós precisamos nos olhar mais nos olhos e ver além das aparências, ver o que o outro precisa. Construir uma sociedade de redes só é possível na medida em que temos algo em comum e vemos no outro a possibilidade de juntos construirmos o comum a todos e que seja o bem comum. 
E quanto aos impactos dos novos paradigmas na educação?
É um fato que nascemos para aprender e portanto aprender é vital assim como o ar que respiramos. Sendo assim a escola passa a ser um espaço de buscas e encontros e trocas, onde o professor e aluno precisam ser buscadores aprendentes, o professor deixa de ser o portador do conhecimento para ser um mediador do conhecimento.
O aluno é um portador de desejos e informações que traz consigo e tem muito a trocar com o professor. Quando a escola está aberta para a vida cotidiana e permite que o aluno seja atuante nesta troca de informações, juntos professor e aluno transformam a escola numa rede social aberta para construções e reconstruções do conhecimento.

créditos da imagem da postagem: fazendoparte.blogspot.com/2008_11_01_archive.html

Um comentário:

  1. Querida Carla,

    Parabéns!!! Vejo que você tomou gosto pela "coisa"!

    Está tudo lindo!

    Abração,

    Guta.

    ResponderExcluir